sexta-feira, 5 de julho de 2013

Café Espresso - Você sabe quando seu espresso foi bem extraído?

Você não precisa ser um especialista para saber se um espresso foi bem extraído.

Vamos passar algumas dicas para que você possa entender um pouco mais sobre os parâmetros de um bom espresso.

Nossa intenção com essas dicas é fazer você degustar um bom café espresso. Geralmente as cafeterias que presam por fazer com que seus clientes sintam todos os sabores do seu café servem um pequeno copo de água com gás, se não entendia para que serve, vai a primeira dica: essa água serve para limpar as papilas gustativas deixando sua boca pronta para degustar seu café, então é para tomar antes e não depois. Alguns podem dizer que eu nem precisaria dizer isso, mas por incrível que pareça, vi por várias vezes clientes olharem para o copinho sem entender, as vezes nem tomar a  água e as vezes depois que degusta o espresso. Claro que não é culpa do cliente não entender para que serve, a culpa é dos atendentes da cafeteria que provavelmente não tiveram um treinamento adequado, para explicar aos clientes e valorizar a experiência do mesmo ao degustar seu espresso. Fica a dica!

Bom vamos voltar ao espresso, basicamente é composto por dois ingredientes: a água e o café torrado e moído (na hora), a água deve estar em torno de 90°C , isso vai ser gerado pela máquina de espresso a uma pressão de 15 bars ( em torno de 45kg),o  café será de aproximadamente de 7 a 8 gramas,  moído com uma granometria que faça com que a água sob pressão passe pelo café em torno de 25 a 30 segundos para um espresso longo (60ml). Ok, ai você deve estar pensando, como vou analisar tudo isso na hora que estiverem preparando meu espresso??? vamos facilitar, tente pelo menos marcar no relógio ou na cabeça o segundos de extração ( 25 a 30 segundos), se ele completar a xícara nesse período, é um bom indicador, pelo menos a moagem do café está adequada.

Outra dica é o creme do café, ele precisa ser espesso, com uma cor marrom (achocolatado/avelã, mais para escuro), ele tem uma função muito importante, o creme preserva o aroma da bebida, quando há ausência do creme a bebida perde calor, aroma, sabor pelo contato com o ar, esse creme deve persistir por cerca de 3 minutos.

Uma forma de testar se o creme está na espessura adequada é: colocar um pouco de açucar por cima do creme e se ele segurar por alguns segundos, é um bom indicador de extração boa.

Claro que essa dicas são apenas para que você posso identificar esses aspectos de uma boa extração e ver se o que estão servindo à você é compatível com o que estão te cobrando pela bebida. Se o café é bom ou não,  no que diz respeito a bebida é outros quinhentos!!! (que nem diz minha mãe)….mas  isso é um outro assunto que vamos abordar mais adiante!!!


domingo, 30 de junho de 2013

Receita Bolo - Luxúria

LUXURIA

Para o bolo:

  • Amido de milho, 90 g
  • Açúcar, 140 g
  • Chocolate amargo, 140 g
  • Manteiga sem sal, 70 g
  • Ovos, 4
  • Café expresso, 1 colher ( sopa)

 Para a calda quente:

  • Morangos, 20
  • Licor amaretto, 2 colheres (sopa)
  • Manteiga, 1 colher (sopa)
  • Açúcar, 1 colher (sopa)
  • Gengibre, 1 colher (sopa)

Modo de preparo:

  1. Derreta o chocolate e a manteiga no micro-ondas. Mexa a cada 20 segundos.
  2. Acrescente as gemas uma a uma, ao chocolate derretido, mexendo sempre.
  3. Acrescente café espresso.
  4. Acrescente o amido de milho e o açúcar, mexa até ficar uma massa homogênea.
  5. Bata as claras em neve e incorpore na mistura com movimentos leves, de baixo para cima, até ficar uma mistura bem aerada.
  6. Coloque a mistura em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno, preaquecido a 140°C, por 50 minutos.
  7. Para a calda, derreta a manteiga, acrescente o gengibre ralado, os morangos cortados ao meio e o açúcar.
  8. Flambe os morangos com amaretto
  9. Sirva com a calda e chantilly.