sábado, 2 de junho de 2012

Programa Mais Rural - Tv Marília Canal 4

Em comemoração ao dia Nacional do Café, dia 24/05, fui convidado a participar do programa Mais Rural do meu amigo Joca, locutor e apresentador muito prestigiado em Marília e região, utilizamos o cenário da cafeteria das lojas Milani em Marília.

No programa falamos sobre a lenda da origem do café, quando o Pastor Kaldi, viu suas cabras saltitantes que ao comerem os frutos de uma certa planta nativa da Abissínia, atual Etiópia, isso à 1.200 anos atrás, e muito curioso, esperimentou e ficou impressionado com os efeitos dequele fruto ( era a cafeína agindo) depois de um tempo chegou ao mundo Árabe, foi quando um monge descuidado deixou os

frutos queimarem ao pé de uma lareira e exalou o aroma que todos nós conhecemos, depois trituram aqueles frutos torrados e fizeram uma infusão com água quente, e ali nasceu o método mais utilizado de preparar café, o coado!!!

Depois preparei um espresso e um Capuccino gelado!!! ficou show!!!

Agradecimentos: Joca Locutor, Mario Milani e funcionários.

sábado, 26 de maio de 2012

Agora sim....chegou meu mais novo brinquedo de fazer café, é a minha Rancilio Sylvia Red Edition Limited, não podia comprar agora, mas... o Érico da Supra Café me enviou a foto e ainda disse que era a última do estoque, fiquei tentado, mas valeu a pena, pois é maravilhosa!!! sem dizer que sua funcionalidade é incrível, não perde pra nehuma máquina profissional.

O mais impressionante é seu revestimento todo em couro vermelho, com uma costura dourada nas bordas.

No início do mês fui à São Paulo, aproveitei e passei na Casa Santa Luzia, para comprar uns cafés gourmet, já pensando em estreiar minha Sylvia Red.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Curso de Café - Fatec Marília

Essa semana estamos no 3º módulo do nosso Curso, sob minha responsábilidade com apoio do Profº Gustavo e o Victor, os alunos foram apresentados aos diversos métodos de preparo de café, desde o coador de papel/pano, até Aeropress e Handpresso.

E enfim chegamos ao café espresso, na parte teórica abordamos, o importancia da profissão de Barista nesse processo tão complexo, que começa na semente e termina não mão do profissional Barista, que precisa valorizar tudo o que foi feito até à xícara, falamos dos 5 M´s, Mistura (Blend), Máquina, Moinho, Manutenção e a Mão do artista.

A regulagem do moinho pareceu um pouco complicada, no ínicio, mas depois todos estavam regulando e preparando o seu espresso perfeito, extraído de 25 a 30 segundos.

Mais uma vez quero tentar explicar o quanto eu estou realizado em participar desse projeto, pra mim está sendo muito importante para meu crescimento profissional e pessoal, concerteza esse momento é memorável.

Espero estar passando essa impressão aos alunos, pois estamos nos dedicando muito nesse curso.
Todos os alunos são especiais, muito interessados e comprometidos, mas gostaria de registrar minha alegria em ter o Deivisson como aluno, ele é deficiente visual e fez com que o curso se tornasse mais especial, aprendemos muito com ele.
Dedico essa postagem a todos alunos e colaboradores,  obrigado pela troca de experiências.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Curso " A arte e os segredos do Café" - Fatec Marília

Estou muito feliz por participar como um dos colaboradores do curso de Café, promovido pelo professor Gustavo Lana em parceria com a Fatec Marília, estamos com 12 alunos, muito especiais.
Já realizamos 2 módulos, o 1º foi ministrado pelo Valter Pereira dos Santos, classificador de café da Coopemar de Marília, nesse módulo ele abordou toda parte teórica que envolve a classificação do café, incluse e a visita técnica na própria Coopemar, no segundo módulo o Victor Bonini, produtor e torrefador do café tipo Colonial, nos explicou todos os processos da semente ao produto final, não poderíamos deixar de visitar o Sitio Olho d'água, onde é produzido o café da Família Bonini, muito interessante, é uma pequena propriedade próximo a Marília, o cuidado e atenção aos detalhes fazem com que o café tipo Colonial seja um produto de muita qualidade, sem dizer do café manhã que nos serviram, sem comentários...rs pão caseiro com manteiga e café coado.
Na próxima semana começa a minha parte, Técnicas de preparo, utilizando os diversos métodos de preparo, regulagem de moinho e extração do espresso perfeito.
Já estou ancioso....está sendo muito importante e satisfatório poder ensinar e aprender com todos.