sábado, 26 de maio de 2012

Agora sim....chegou meu mais novo brinquedo de fazer café, é a minha Rancilio Sylvia Red Edition Limited, não podia comprar agora, mas... o Érico da Supra Café me enviou a foto e ainda disse que era a última do estoque, fiquei tentado, mas valeu a pena, pois é maravilhosa!!! sem dizer que sua funcionalidade é incrível, não perde pra nehuma máquina profissional.

O mais impressionante é seu revestimento todo em couro vermelho, com uma costura dourada nas bordas.

No início do mês fui à São Paulo, aproveitei e passei na Casa Santa Luzia, para comprar uns cafés gourmet, já pensando em estreiar minha Sylvia Red.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Curso de Café - Fatec Marília

Essa semana estamos no 3º módulo do nosso Curso, sob minha responsábilidade com apoio do Profº Gustavo e o Victor, os alunos foram apresentados aos diversos métodos de preparo de café, desde o coador de papel/pano, até Aeropress e Handpresso.

E enfim chegamos ao café espresso, na parte teórica abordamos, o importancia da profissão de Barista nesse processo tão complexo, que começa na semente e termina não mão do profissional Barista, que precisa valorizar tudo o que foi feito até à xícara, falamos dos 5 M´s, Mistura (Blend), Máquina, Moinho, Manutenção e a Mão do artista.

A regulagem do moinho pareceu um pouco complicada, no ínicio, mas depois todos estavam regulando e preparando o seu espresso perfeito, extraído de 25 a 30 segundos.

Mais uma vez quero tentar explicar o quanto eu estou realizado em participar desse projeto, pra mim está sendo muito importante para meu crescimento profissional e pessoal, concerteza esse momento é memorável.

Espero estar passando essa impressão aos alunos, pois estamos nos dedicando muito nesse curso.
Todos os alunos são especiais, muito interessados e comprometidos, mas gostaria de registrar minha alegria em ter o Deivisson como aluno, ele é deficiente visual e fez com que o curso se tornasse mais especial, aprendemos muito com ele.
Dedico essa postagem a todos alunos e colaboradores,  obrigado pela troca de experiências.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Curso " A arte e os segredos do Café" - Fatec Marília

Estou muito feliz por participar como um dos colaboradores do curso de Café, promovido pelo professor Gustavo Lana em parceria com a Fatec Marília, estamos com 12 alunos, muito especiais.
Já realizamos 2 módulos, o 1º foi ministrado pelo Valter Pereira dos Santos, classificador de café da Coopemar de Marília, nesse módulo ele abordou toda parte teórica que envolve a classificação do café, incluse e a visita técnica na própria Coopemar, no segundo módulo o Victor Bonini, produtor e torrefador do café tipo Colonial, nos explicou todos os processos da semente ao produto final, não poderíamos deixar de visitar o Sitio Olho d'água, onde é produzido o café da Família Bonini, muito interessante, é uma pequena propriedade próximo a Marília, o cuidado e atenção aos detalhes fazem com que o café tipo Colonial seja um produto de muita qualidade, sem dizer do café manhã que nos serviram, sem comentários...rs pão caseiro com manteiga e café coado.
Na próxima semana começa a minha parte, Técnicas de preparo, utilizando os diversos métodos de preparo, regulagem de moinho e extração do espresso perfeito.
Já estou ancioso....está sendo muito importante e satisfatório poder ensinar e aprender com todos.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Handpresso

Acabei de receber o meu novo brinquedo de fazer café espresso..rsrsrs

Trata-se da Handpresso (espresso de mão), uma amiga foi para os E.U.A esses dias e trouxe para mim, é muito interessante, ela utiliza café em sachê, esse tipo de sachê é muito comum nos e E.U.A e Europa, e que vem crescendo no Brasil, com um mecanismo bem simples, mas funcional preparamos um café espresso em poucos minutos, com todas as características de um café extraído de uma máquina de espresso normal.
Ela atinge 16 bar´s de pressão e prepara uma dose (50ml) por vez, direto na xícara.

Segue um link para quem quer ver como funciona: http://youtu.be/pDZtm3JVo_w